Amapá extinguiu quase 20 mil linhas de telefonia celular em 2017, diz Anatel

Image: Gabriel Penha/Arquivo G1

 

Em 2017, o número de linhas de telefonia móvel no Amapá voltou a cair, assim como nos anos anteriores. Foram 19.117 cadastros a menos, tanto em planos pré, quanto pós pagos. A redução foi de 2,63%, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Atualmente são 708.496 linhas cadastradas no estado, e segundo o órgão, a queda é considerada natural e é reflexo de uma maior interconexão entre as operadoras, permitindo mais serviços compartilhados, como ligações, e gerando redução ou isenção nas tarifas de chamadas.

A extinção das linhas também se refere ao hábito de usuários que nos últimos anos usavam uma maior quantidade de chips de operadoras diferentes, que com a integração entre os serviços, passaram a optar por usar uma, no máximo, duas empresas de telefonia móvel.

“Não é mais negócio aumentar as tarifas entre operadoras. Isso encarece a fatura do cliente e em situação de crise ele reduz do serviço. A ideia hoje é aumentar os limites da quantidade de minutos na ligação entre operadoras”, ressaltou Edward Aires, gerente da Anatel no Amapá.

Em 2014, a densidade de linhas de celulares chegou a 124 chips para cada 100 habitantes, e hoje, o número é bem menor: 88 para cada 100 habitantes. Apesar da baixa, a Anatel vê um crescimento tímido dos planos pós-pagos em detrimento da queda contínua dos planos pré-pagos.

“Está sendo mais viável, porque com um só chip o usuário já pode hoje ter ligações para qualquer operadora, acessar a internet com grande pacote de dados, entre outros benefícios. Antes se usava um chip para cada contato e já não se precisa mais”, completou Aires.

Além das ligações, o celular é o principal meio de acesso à internet do amapaense. Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 97,6% dos usuários do estado usam o aparelho para entrar na web, e desses, 47,3% têm o telefone como única fonte do serviço.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

Source :

Globo

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


four × 3 =