Cemitério Santa Cruz está com muro caído há cinco anos em Guajará-Mirim, RO

Source: Internet

 

O Cemitério Municipal Santa Cruz, que é o único da zona urbana de Guajará-Mirim (RO), está com parte do muro lateral caído há cinco anos e ainda não começou a receber limpeza e manutenção para o Dia de Finados. De acordo com a prefeitura, a partir da próxima terça-feira (24) uma força tarefa será montada para fazer os reparos necessários e deixar a estrutura em condições de receber as visitações dos moradores.

Procurado pelo G1 na sexta-feira (20), o atual vice-prefeito Davino Serrath, declarou que assim como nos anos anteriores a prefeitura vai realizar a limpeza e manutenção no Santa Cruz para que os familiares possam fazer as devidas homenagens ao seus entes queridos que já partiram.

Segundo Davino, uma das preocupações é conscientizar a população para que também zelem pelas sepulturas, já que muitas estruturas são abandonadas pela família e acabam ficando esquecidas em meio ao matagal e lixo.

“Tem gente que só vai no cemitério uma vez no ano e esquece que deve manter o local limpo. É comum encontrarmos tumbas totalmente envoltas pelo mato, isso é dever dos familiares, pois a prefeitura manda os servidores limpar as ruas de acesso e a parte da estrutura física como o muro e capela, mas não pode mexer nas covas porque é responsabilidade da própria população”, justifica.

Muro caído

Questionado em relação a parte do muro lateral que desabou em 2012 e até então não recebeu nenhum tipo de manutenção ou foi reerguido, Davino afirmou que o problema será solucionado. Os reparos estão previstos para iniciarem a partir do próximo dia 24.

“Esse muro está caído e ninguém fez nada, quando falo ninguém me refiro as administrações anteriores que tinham ciência do problema e não tomaram nenhuma providência. Nós, da gestão atual, já conseguimos os materiais necessários e iremos levantar novamente o muro, pois consideramos que o cemitério é um lugar especial para relembrar dos parentes e amigos que já se foram”, disse o vice-prefeito.

Dia de Finados

O Cemitério Santa Cruz recebe anualmente milhares de visitantes no Dia de Finados de manhã até a noite. A prefeitura não tem o número exato de sepultamentos, mas estima que pelo menos 15 mil corpos tenham sido enterrados, já que o local começou a ser usado como cemitério ainda na época da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) na década de 1910.

Neste ano a expectativa é que pelo menos 10 mil pessoas passem pelo Santa Cruz no próximo dia 2 de novembro para prestar homenagens aos mortos.

Source :

Globo

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


eight − 7 =