Chuva com ventania derruba árvores e causa estragos em Santana do Cariri, no Ceará

Source: Internet

 

Moradores da cidade de Santanada do Acaraú, no interior do Ceará, registraram um temporal que causou estragos nesta quinta-feira (25). Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o município registrou 34 milímetros de chuva entre a manhã de quinta e as 7h desta sexta-feira (26).

Um vídeo enviado por um internauta mostra os estragos que a chuva causou. Ypsilon Félix, morador da cidade, disse que a forte chuva ocorreu na tarde desta quinta-feira no município.

Ele afirmou que a chuva foi intensa e a ventania foi muito forte. O morador disse também que essa chuva forte durou pouco mais de uma hora. A chuva causou alguns estragos, como árvores derrubadas e antenas que foram arrancadas.

A previsão da Funceme para esta sexta-feira (26) em Santana do Cariri é de pancadas de chuva forte, que podem vir acompanhadas de trovoadas.

Chuva de granizo

A cidade de Santana do Cariri registrou no início de janeiro uma chuva de granizo. Além de Santana do Cariri choveu também em Massapê.

Os moradores das duas cidades registraram a chuva incomum no Ceará e postaram vídeos em redes sociais. “Pela primeira vez caindo gelo na nossa localidade. Obrigado, meu Deus todo-poderoso”, disse um morador de Padre Linhares, distrito de Massapê.

Em Santana do Cariri, dois homens jogavam sinuca quando se assustaram com a chuva de pedras de gelos.

A formação do granizo não está obrigatoriamente ligada à presença de chuvas intensas. Conforme a Funceme, a presença de granizo em nuvens cumulonimbus é comum, já que as temperaturas no topo delas chega a -60°C, porém, ao cair, acaba passando para o estado líquido com a variação da temperatura.

Em regiões mais altas, como no caso da Serra dos Lopes, distrito de Parambu, a distância entre as nuvens é menor, tornando possível a percepção do fenômeno natural.

Source :

Globo

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


12 − 8 =