Filmes, palestras e concursos marcam o Dia do Quadrinho Nacional em Macapá

Source: Internet

 

A Biblioteca Pública Elcy Lacerda, no Centro de Macapá, vai receber uma programação pelo Dia do Quadrinho Nacional na quinta-feira (1º) e na sexta-feira (2). Encontros com quadrinistas, exibições de filmes, palestras e a produção de uma história em quadrinhos ao vivo estão previstos para o evento (confira a programação no fim desta matéria).

O Dia do Quadrinho Nacional é celebrado no dia 30 de janeiro. A ideia é que, com a programação, aconteçam discussões acerca da arte de contar histórias através de desenhos. O evento é realizado pelo Grupo de Pesquisa de Histórias em Quadrinhos, da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

O evento começa com uma oficina de dança de k-pop. As atividades também terão a exibição de diversos vídeos e palestras. O quadrinista Gian Danton é um dos organizadores e vai comandar bate-papos sobre a data e criação de roteiros.

“A programação vai ser bem diversa, começando pela abertura, com uma oficina de k-pop, gênero musical muito popular entre os fãs de desenhos e quadrinhos orientais. Depois farei uma palestra explicando o significado e importância da data, uma vez que o Brasil é um dos pioneiros mundiais da nona arte”, detalhou Danton.

A programação segue com mais vídeos e uma palestra de roteiro, que culminará com a criação de uma história em quadrinhos ao vivo.

“Esse será um momento de interação. Uma pessoa estará criando paineis e quem for visitando o local poderá colaborar com o roteiro dessa história”, contou Danton.

A programação encerra, por volta das 18h do dia 2, com os concursos de k-pop, cosplys e de lolitas. Os vencedores de cada categoria receberá um kit com as obras do Gian Danton. Toda a programação é gratuita.

Data

O Dia do Quadrinho Nacional foi escolhido quando a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo, em 1984, fez pesquisas na Biblioteca Nacional (RJ), e constatou que o Brasil era pioneiro na publicação dessa linguagem. Foi descoberto, então, Ângelo Agostini, italiano radicado no Brasil que começou a publicar em 1867 desenhos e charges no “Cabrião”, no jornal de São Paulo.

Depois da descoberta, a associação levou toda a documentação adquirida nas pesquisas aos órgãos responsáveis para conseguir que o dia 30 de janeiro entrasse no calendário oficial do Brasil como sendo o Dia do Quadrinho Nacional. Isso aconteceu um ano depois, em 1985.

Serviço

Dia do Quadrinho Nacional em Macapá
Data: 1º e 2 de fevereiro
Local: Biblioteca Pública Elcy Lacerda (Centro)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre

Programação

Dia 1º (quinta-feira)
17h às 18h30 – Oficina de K-POP com Stefany Monteiro (Professora do Studio de Dança Amitiè)

Dia 2 (sexta-feira)
14h – Vídeo “VHQ – A história do quadrinho paraense”
14h40 – Palestra: “Como publicar quadrinho nacional”, com “Osama” Pro
15h – Palestra: Quadrinhos Nacionais: do século XIX ao século XXI”, com Gian Danton
15h às 17h – Criação de painéis de História em Quadrinhos (participação popular), sob coordenação da Professora Mariza Pinheiro
15h40 – Filme: “O gralha, o ovo e a galinha” e O gralha e oil man”
16h – Palestra: “Roteiro para quadrinhos”, com Gian Danton
17h – Filme: “Turma da Mônica – O casamento do século”
14h às 17h – Demonstração de maquiagem artística com Arnanda Oliveira (Creative Makeup)
16h às 19h – Caricaturas com J.Marcio (do grupo Cartunistas Amapá)
18h – Apresentação da Cia de Dança Kadosh
18h10 – Concurso de Cosplay
18h40 – Apresentação do Grupo Gold Star Dance Cover (Santana)
18h45 – Concurso de K-pop
16h às 19h – Stand de divulgação e vendas da Cia Beco Teatral e Literap
16h às 19h – Stand de vendas Jilian Mimi

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Source :

Globo

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


fifteen + 10 =