‘Se cuidar é se amar’, diz idosa sobre a importância do autoexame de mama

Source: Internet

 

Muito vaidosa, a aposentada Maria Marques de Souza, de 80 anos, juntou-se às amigas do grupo Melhor Idade Brilho do Sol para cuidar da pele, corrigir as sobrancelhas e aplicar flúor bucal. Foram cerca de 30 senhoras que aproveitaram a quarta-feira (11) nas atividades do “Tarde Rosa”, no Centro de Mobilização Social do bairro Nova Esperança, na Zona Sul de Macapá.

O projeto integra o Outubro Rosa, campanha que chama atenção para a importância da prevenção ao câncer de mama. Com orientação de uma médica parceira do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), entidade realizadora da ação, Maria de Souza diz ter feito o autoexame.

“Eu já fiz. A gente participa de muitas palestras e atendimentos no Cram, num deles a doutora nos ensinou a fazer o toque. Também fui no meu médico e ele disse que tá tudo certo. Se cuidar é se amar, é o que eu penso”, contou.

 A dona de casa Idelma Amorim, de 63 anos, participa há 4 anos do grupo de idosos e diz que não perde as programações.

“Aqui eu encontro as minhas amigas, a gente joga bola, dança, faz quadrilha junina, se sente viva, saindo um pouco de casa. Sobre o Outubro Rosa, acho que as mulheres têm que se cuidar. Hoje eu vim mesmo para me divertir e encontrar as amigas”, disse.

A secretária do Centro de Referência, Ana Paula carvalho, de 25 anos, informou que durante o mês de outubro diversas atividades estão sendo oferecidas também para mulheres do Residencial São José e de outros espaços que são atendidos pelo Cram Zona Sul, com o intuito de conscientizar sobre o exame. O câncer de mama é o 2º que mais atinge mulheres no Amapá. Foram identificados 82 casos em 2 anos.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Source :

Globo

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


eight − 2 =