Um avião da companhia aérea indonésia Lion Air, com 189 pessoas a bordo, despenhou-se e afundou no Mar de Java quando fazia a ligação entre Jacarta e Pangkal Pinang, na ilha de Sumatra, avançam as autoridades de busca e resgate do país, citadas pela Reuters. As operações de busca e resgate estão em curso com uma equipa de especialistas.
Entre os passageiros estavam 178 adultos, dois bebés, uma criança, dois pilotos e cinco assistentes de bordo. As causas da queda não foram ainda determinadas.
O voo doméstico JT610 deveria ter a duração de apenas uma hora. “É confirmado que [a aeronave] caiu”, afirmou Yusuf Latif, um porta-voz da empresa.
Já foram encontradas partes do avião – um Boeing 737 MAX 8 – que terá perdido o contacto 13 minutos após descolar de Jacarta por volta das 06h20, hora local, 22h20 de domingo em Lisboa. O avião pediu para regressar a Jacarta antes de desaparecer dos radares e cair no mar, a cerca de 15km da costa norte da Ilha de Java. O aparelho afundou-se no mar a cerca de 35 metros de profundidade.
Também livros, smartphones, cartas de condução e bilhetes de identidade que serão pertencentes aos passageiros já foram recolhidos numa plataforma de extração de petróleo existente no Mar de Java.
“Ainda não sabemos de há sobreviventes. Acreditamos, rezamos, mas não podemos confirmar”, revelou Muhmmad Syaug, encarregue pelas operações de busca, citado pela Reuters.
Beberapa serpihan pesawat Lion Air JT 610 yang jatuh di perairan Karawang. Pesawat membawa 178 penumpang dewasa, 1 penumpang anak-anak dan 2 bayi dengan 2 Pilot dan 5 FA. Basarnas dan Kementerian Perhubungan terus melakukan penanganan. Beberapa kapal tug boad berada di lokasi. pic.twitter.com/Gb6P4zjCQF
— Sutopo Purwo Nugroho (@Sutopo_PN) October 29, 2018
Avião despenhado já tinha tido problemas técnicos
A aeronave tinha sido entregue nova à Lion Air Group em agosto deste ano. Este acidente é o primeiro a ser reportado envolvendo um Boeing 737 MAX, uma versão mais atualizada e mais eficiente deste modelo de aviões, avança a Reuters.
A agência noticiosa cita um responsável da companhia, que assegura que o avião acidentado já tinha tido problemas durante um voo. “Este avião voou de Denpasar para Cengkareng. Foi reportado um problema técnico, que foi resolvido de acordo com os procedimentos”, disse Edart Sirait, sem especificar qual a natureza do problema.
A companhia opera com 11 aviões do modelo Boeing 737 Max 8, e nenhum dos restantes aviões teve, até à data, qualquer problema. Sirait garante que não há qualquer indicação para manter em terra estes aparelhos.
Pilotos muito experientes
O piloto e co-piloto tinham 11 mil horas de voo juntos, revelou a companhia indonésia. A companhia aérea também reagiu, pela voz de um executivo: “Não podemos dar mais detalhes neste momento. Estamos a recolher informação”, assegurou.
Também a Boeing, construtora da aeronave, afirma estar a “monitorizar” a situação.
Estas são as primeiras imagens do local onde o Boeing 737 MAX 8 caiu:
Serpihan pesawat Lion Air JT 610 yang jatuh di perairan Karawang. Beberapa kapal tug boad membantu menangani evakuasi. Video diambil petugas tug boad yang ada di perairan Karawang. pic.twitter.com/4GhKcRYkpG
— Sutopo Purwo Nugroho (@Sutopo_PN) October 29, 2018
Até à data, a Lion Air teve apenas um acidente fatal. Foi em 2004, quando um MD-82 se despenhou ao aterrar em Surakarta, na Indonésia. Vinte e cinco das 163 pessoas a bordo perderam a vida.
A companhia, fundada em 1999, foi removida da ‘lista negra’ da União Europeia em junho de 2016.
Crisis Center Penanganan Jatuhnya Pesawat Lion Air JT 610.
Silakan menghubungi crisis center di nomor 021-80820000 dan untuk infomasi penumpang di nomor 021-80820002.
Corporate Communications Strategic of Lion Air, Danang Mandala Prihantoro +62 8788 033 3170 pic.twitter.com/wtUQxVytXt
— Sutopo Purwo Nugroho (@Sutopo_PN) October 29, 2018