Cena política no Brasil e guerra comercial China x EUA causam tumulto no mercado financeiro global

Image: Notícias ao Minuto

 

Nesta quarta-feira (04), dois cenários tomam conta do Brasil: será retomado o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula no Supremo Tribunal Federal (STF), bem como a tensão vem aumentando entre a China e os Estados Unidos em uma guerra comercial, fator que traz reflexos para a economia local.

Jason Vieira, economista chefe da Infinity Asset, aponta que estes fatores trazem uma grande volatilidade e que o mercado brasileiro segue sendo afetado. Neste contexto, o dólar local também é influenciando por essa volatilidade.

No caso de Lula, ele acredita que as reações do mercado estão mais ligadas com a continuidade da operação Lava Jato, bem como com os desdobramentos das eleições presidenciais deste ano, que ainda possuem muitos fatores a definir. Para Vieira, isso, a curto prazo, gera impacto nas decisões de investimento.

Ele visualiza que apenas os nomes de Geraldo Alckmin, João Amoedo e Jair Bolsonaro são certos na disputa presidencial até o momento. Henrique Meirelles deverá entrar também na disputa, mas a baixa popularidade do governo Temer pode afetar seu lugar no pleito.

Do lado norte-americano, ele também atesta que muitas das decisões do presidente Donald Trump são monocráticas e que ele estaria mexendo em um cenário “perigoso e volátil”. Esse fator poderia trazer abertura para o Brasil, junto com o Mercosul, estabelecer novos laços, mas o ano eleitoral não seria o ideal para essas negociações.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


three × one =