Chuva gera transtornos no trânsito de São Luís

Source: Internet

 

Após uma chuva de 3 horas em São Luís, na manhã desta quarta-feira (13), quatro conjuntos semafóricos de um trecho da Avenida Colares Moreira deram uma pane. Diante da confusão no trânsito, o dentista Luís Gustavo reclamou da frequência desses problemas na cidade.

“Infelizmente a gente tem que lidar com essas dificuldades do dia a dia no trânsito de São Luís, né? “, afirmou.

Por conta do desligamento dos sinais, o trânsito ficou lento na Avenida. Os motoristas que tinham algo programado se atrasaram. No início da tarde, o advogado Igor Castro contou que no horário do almoço é ainda mais complicado ter que acelerar o carro para não se atrasar. “Eram reuniões que já estavam programados para o início da tarde e que, infelizmente, a gente vai ter que correr contra o tempo na hora do almoço”

Além do problema causado pela chuva, faltou energia para moradores de 15 bairros no comecinho da tarde. A causa foi uma falha no sistema de suprimento da Eletronorte, segundo a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR).

Sobre os semáforos, a Secretaria de Trânsito e Transporte de São Luís disse que deslocou agente para os locais onde houve os problemas. Já a CEMAR informou que conseguiu fazer a transferência de cargas entre as redes e estabelecer a energia.

Período Chuvoso

Segundo Gunter Resckhe, chefe do núcleo de meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão, esta chuva não sinalizou o início do período chuvoso, que só deve começar na segunda quinzena de janeiro. Ele explicou que a chuva aconteceu por conta da associação de dois sistemas meteorológicos: a zona de convergência do atlântico sul e o vórtice ciclônico de altos níveis .

“O vórtice, por exemplo, pode ou não favorecer as chuvas. Vai depender da posição do centro desse sistema. Como eles estão favoravelmente no núcleo, o vórtice ciclônico de alto nível tem que estar posicionado próximo a costa leste do nordeste e a zona de convergência do atlântico no dentro da região central do país. Quando eles estão nessas duas posições, eles favorecem as chuvas entrando pelo sul do estado e chegando até São Luís”, explicou o meteorologista.

A temperatura em São Luís ficou mais amena nesta quarta-feira (13). Caiu de 32 pra 30 graus, sendo que a sensação térmica deve continuar assim por mais 3 dias.

Source :

Globo

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


thirteen − three =