Um dos fatores pelos quais o Palmeiras tem sido reconhecido nos últimos anos é a fartura de seu elenco. Desde a chegada de Alexandre Mattos ao clube, em 2015, e da chegada da Crefisa no posto de patrocinadora oficial, o alviverde tem montado planteis de alta qualidade e quantidade, que causa inveja na grande maioria dos clubes brasileiros. O Verdão busca vários atletas já consagrados e com boa reputação no futebol, mas também garimpa jovens talentos em outras equipes.
Uma dessas apostas, porém, ainda não teve nenhuma oportunidade na temporada. Destaque do Botafogo no ano passado, o volante Matheus Fernandes está encostado no clube, pois não foi utilizado em nenhuma partida de 2019. A concorrência para o garoto é pesada. Na posição dele, Felipão conta com Thiago Santos, Jean, Felipe Melo e Bruno Henrique. Diante disso e também da limitação de 26 jogadores inscritos para o Campeonato Paulista, o atleta não foi nem inscrito para o estadual.
Isso poderia mudar com a chegada dos mata-matas do torneio, mas Luiz Felipe Scolari preferiu inscrever o zagueiro Juninho, em uma das trocas que são permitidas antes dos duelos eliminatórios. Para se ter ideia do quanto Matheus Fernandes está sem espaço, Jean fez apenas três partidas pelo Palmeiras nesta temporada, por estar sofrendo com problemas físicos. Ainda assim, ele tem preferência sobre o jovem atleta, por ser homem de confiança de Felipão.
Mas esse panorama deve mudar com a chegada do Campeonato Brasileiro. Com três competições simultâneas para disputar, (Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores), o elenco deve ganhar mais rodagem, e não só Matheus Fernandes, como também Guerra, Hyoran, Zé Rafael, Raphael Veiga e Arthur Cabral, devem ganhar mais oportunidades. Um indicativo de que Matheus Fernandes, contratado por 15 milhões de reais, ainda está nos planos é que a comissão técnica palmeirense recusou liberá-lo por empréstimo mais de uma vez neste ano.