O Coritiba deu um salto gigante na tabela da Série B do Campeonato Brasileiro na noite desta segunda-feira. Em um jogo muito movimentado, o time comandado por Umberto Louzer venceu o Botafogo-SP por 3 a 2, no estádio Couto Pereira, na abertura da 13ª rodada, e vai dormir na vice-liderança.
Com o resultado, o time curitibano chega aos 22 pontos e pula da nona colocação para o segundo lugar, mas ainda pode perder muitas posições até o fim da rodada, que terá sequência durante a terça-feira. O Botafogo fica em sexto lugar, com 20 pontos, sob o risco de uma queda considerável na tabela.
O jogo começou em ritmo muito acelerado, com o Coritiba dedicado em tirar o zero do placar o quanto antes. A missão foi concluída aos dez minutos, quando Mattioni desviou após cobrança de escanteio e Sabino venceu a marcação para mandar para o fundo das redes botafoguenses.
O time da casa não diminuiu a intensidade e logo ampliou. Aos 13 minutos, Rodrigão ficou com a bola após falha da defesa e deu belo passe para Robson marcar um bonito gol. Depois do início fulminante, a partida esfriou um pouco e só voltou a ter emoções quando, enfim, o Botafogo reagiu. Nadson diminuiu aos 31 minutos, com finalização de longe, e Murilo Henrique empatou aos 43, ao aproveitar cruzamento rasteiro de Felipe Saraiva.
Todo o esforço que a equipe paulista teve nos últimos instantes da etapa inicial foi por água abaixo logo no início da segunda etapa. Com oito minutos de bola rolando, Jual Alano puxou contra-ataque após linda caneta em Murilo e tabelou com Rodrigão antes de tocar por cima de Darley para fazer o terceiro gol do Coritiba.
A desvantagem não desanimou o Botafogo, que até se fez presente no campo de ataque, mas não conseguiu repetir a primeira reação. Uma derrota que deixa o técnico Roberto Cavalo na corda bamba, apesar do bom início na competição.
O Coritiba volta a campo já na quinta-feira, quando visita o Sport na Arena Pernambuco, a partir das 21h30, pela 14ª rodada. O Botafogo joga um dia depois, na sexta-feira, em duelo contra o Oeste, às 20h30, no estádio Santa Cruz.