Estudantes da UFJF auxiliam na construção de capela e restauração de fazenda na Zona da Mata

Source: Internet

 

Os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participam de projetos de extensão que atendem às demandas populares de diversas cidades da Zona da Mata. Os estudantes prestam apoio técnico à comunidade externa e a órgãos públicos.

O trabalho é orientado pelo professor Fábio Lima, do Grupo de Pesquisa e Extensão Urbanismo em Minas Gerais. Atualmente, dois projetos extensionistas são desenvolvidos pelo grupo: a construção da Capela de Santa Rita, em Juiz de Fora e o amparo técnico à Fazenda Pedra Redonda, em Ubá.

O primeiro é intermediado pelo padre Luciano Bonatto, que disse que o trabalho está trazendo bons resultados. “Os estudantes trouxeram uma proposta de construirmos a capela em formato de anfiteatro, pois assim não ficaria tão caro nivelar o terreno, que apresenta um declive”, afirmou.

No caso da Fazenda Pedra Redonda, que é protegida por um decreto de tombamento, o grupo fez visitas técnicas ao patrimônio, levantamentos fotográficos e análises documentais. O projeto extensionista é fruto de uma parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), na qual os acadêmicos prestam apoio técnico ao órgão.

De acordo com a estudante Lara Scanapieco, o homem foi responsável, em parte, pela degradação do imóvel. “Constatou-se que, além da degradação provocada pelo tempo, que é um processo natural, houve ação humana. Retiraram intencionalmente esquadrias e telhas para acelerar o processo de deterioração da fazenda”, disse.

Para o professor Fábio Lima, as experiências práticas dos alunos nos projetos de pesquisa e extensão enriquecem as discussões do grupo de estudos, mas também contribuem com a população.

“Temos a oportunidade de atendermos às demandas da comunidade, que é a principal afetada pelos transtornos dos espaços urbanos e criarmos novas alternativas”, concluiu.

Source :

Globo

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


six − 2 =