Moradores registram céu avermelhado e arco-íris rosa no entardecer de Jaru, RO

Source: Internet

 

Uma cor avermelhada no céu durante o entardecer chamou a atenção dos moradores de Jaru (RO), a 290 quilômetros de Porto Velho, no sábado (9). Muitos internautas aproveitaram os poucos minutos do fenômeno para tirar fotos e publicar os registros nas redes sociais.

A assessora parlamentar Carmen Gon conta que saiu no quintal e foi surpreendida com o fenômeno. Eu estava na minha cozinha e ficou vermelho o céu. Eu saí no quintal e corri para tirar uma foto. Depois eu vi no Facebook outras pessoas publicando. Foi tão lindo, muito diferente”, contou.

A manicure Geisiane Ferraz lembra que estava dirigindo quando viu o céu avermelhado e logo estacionou para tirar fotos. “Foi um presente da natureza”, disse.

Explicação

A meteorologista Maria das Dores de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica que o fenômeno acontece por conta do reflexo do sol nas nuvens, aliado a chamada névoa seca.

“À medida que o sol se distancia, chegando na linha do horizonte, os raios de sol tendem a percorrer uma distância bem maior e na dispersão eles batem nas nuvens dando essa cor avermelhada”.

Por conta da poluição nas camadas mais baixas da atmosfera, com dióxido de carbono e partículas de poeira, a luz vermelha consegue atravessar sem perder a cor, resultando no belo espetáculo da natureza.

Source :

Globo

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


five × four =