Investindo forte na recuperação do mercado latino-americano, o grupo PSA (Peugeot e Citroën) terá carros produzidos na nova plataforma CMP tanto no Brasil quanto na Argentina. O anúncio de aporte de R$ 220 milhões na planta de Porto Real (RJ) será acompanhado de uma paralização momentânea até janeiro de 2020 para adequação da nova linha.
Segundo comunicado oficial emitido pela Peugeot e Citroën, a plataforma modular será usada em uma nova família de produtos dos segmentos B e C em hatches, sedãs e SUVs. É especulada que seja produzida aqui a família Smart Cars de carros para mercados emergentes que conterá um produto de cada das categorias descritas para Citroën e Peugeot.
A PSA ainda garante que manterá a fabricação de modelos da atual plataforma BVH1, respectivamente Peugeot 208 e 2008 e os Citroën C3, Aircross e C4 Cactus. “Um inédito processo polivalente e flexível permitirá a produção de novos veículos na CMP e favorecerá aqueles montados na atual plataforma BVH1”, revela o comunicado.
Novos Peugeot 208 e 2008
O forte investimento da Peugeot e da Citroën no mercado latino-americano levará a produção de 2008 e 208 para a Argentina. Os modelos já foram confirmados para a planta de El Palomar com produção a partir de 2020 no caso do 208. O primeiro mercado a recebe-lo será o Uruguai.
A nova geração do Peugeot 208 vem para o Brasil e será equipada com motores 1.2 PureTech aspirado, 1.6 aspirado e o novo 1.2 THP. Haverá câmbio manual para os motores mais fracos e automático para os dois mais fortes – seguindo a mesma estratégia da Hyundai com o novo HB20. O atual Peugeot 208 será mantido em produção em versão de entrada, como o Chevrolet Joy.