Através de um comunicado dirigido à imprensa, a Polícia de Segurança Pública (PSP) informa que, devido a diversas acções de protesto do movimento “coletes amarelos” previstas para amanhã (dia 21 de Dezembro) poderão acontecer alguns constrangimentos na circulação automóvel, em vários pontos do país.
Na Madeira o ponto crítico será a Rotunda do Infante, no Funchal.
“A PSP, no âmbito das suas atribuições e competências legais, desenvolverá todas as acções necessárias para garantir a segurança, ordem e tranquilidade públicas, bem com os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, nomeadamente estabelecendo um equilíbrio entre o exercício do direito de manifestação e o direito à livre circulação, em especial à circulação rodoviária”, realça a mesma nota.
Neste sentido, a PSP aconselha os cidadãos:
- A privilegiarem a utilização dos transportes públicos;
- Antes de iniciar viagem, a verificarem se o seu itinerário não se encontra com a circulação condicionada;
- A utilizarem itinerários que não impliquem a passagem pelos locais referenciados como possíveis pontos de concentração das acções de protesto;
- A conduzir com prudência e a respeitar a ordem das Autoridades Policiais;
- Se considerar necessária a intervenção das Autoridades Policiais, não hesitarem em pedir a colaboração de qualquer polícia ou ligar o 112.
A PSP aconselha, também, os manifestantes:
- A respeitarem os princípios previstos na legislação em vigor que enquadra o direito de reunião e manifestação;
- A respeitarem as instruções e ordens da PSP no quadro da segurança dos manifestantes e dos restantes cidadãos;
- A terem em consideração os normativos em vigor que proíbem bloqueios de vias rodoviárias, perturbando o direito de circulação de todos os cidadãos;
- Os promotores das manifestações ou reuniões devem manter o contacto permanente com a PSP, de forma a garantir a realização dos protestos em segurança.
De referir que a lista das manifestações dos “coletes amarelos” na área de actuação da PSP para esta sexta-feira soma 25 protestos em 17 locais das principais cidades do país.
Estão a ser convocadas pela redes sociais várias acções de protesto em todo o país num movimento chamado ‘Vamos Parar Portugal’ e inspirado nas recentes acções de protesto em França, conhecidas como ‘Coletes Amarelos’.