A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina divulgou um novo relatório sobre a situação da dengue no estado. Entre 30 de dezembro de 2018 a 20 de abril de 2019, foram confirmados 255 casos de dengue em Santa Catarina, o que representa um aumento de 1108% se comparado ao ano passado. Deste número, 203 foram transmitidos dentro do próprio estado, os outros 52 casos foram importados.
O número de cidades infestadas pelo mosquito também aumentou, passou de 82 para 85. Blumenau não está nesta lista, porém, a cidade possui focos do mosquito e já registrou casos importados da doença.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, o aumento no número de casos transmitidos dentro de Santa Catarina se deve, principalmente, às condições favoráveis para a proliferação do mosquito: calor e chuva. O órgão lembra ainda que é preciso ficar atento no controle dos focos do mosquito. Recipientes que podem conter água precisam ser vistoriados e eliminados corretamente. Além de observar a vedação das caixas da água e manter as calhas limpas.