Senado americano chega a acordo para evitar fecho do Governo

Source: Internet

 

Acordo tem de ser aprovado pela Câmara dos Representantes

O Senado dos Estados Unidos chegou a um acordo sobre o Orçamento de Estado de dois anos bipartidário que elevará os limites da defesa e alguns gastos governamentais domésticos, além de garantir fundos para assistência a desastres, infraestrutura e programas contra drogas, disseram nesta quarta-feira, 7, os líderes republicano e democrata no Senado.

“Este projeto de lei é produto de extensas negociações entre líderes do Congresso e a Casa Branca”, disse o líder republicano Mitch McConnell, que reconheceu que as duas bancadas “trabalharam muito para encontrar um terreno comum e permanecer focados em servir o povo norte-americano”.

O acordo para dois anos acrescenta mais de 300 mil milhões de dólares ao orçamento para a Defesa e programas domésticos.

McConnel sublinhou que esta medida iria alterar os limites orçamentais actualmente impostos ao Pentágono que “comprometeram a segurança nacional”.

O líder dos democratas no Senado Chuck Shumer confirmou o acordo e congratulou-se com o compromisso para evitar um novo shutdown.

O plano ainda tem de ser aprovado pela Câmara dos Representantes, onde se arrisca a enfrentar críticas dos republicanos mais conservadores pelos aumentos de gastos e dos democratas por causa das questões de imigração.

Estes últimos defendiam o regresso do DACA (Deferred Action for Childhood Arrivals), o programa que protege os chamados “sonhadores”, que foram trazidos para os Estados Unidos quando eram menores.

O acordo de dois anos evita o fecho do Governo, previsto para esta quinta-feira, 8.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


8 − 5 =