Um forte sismo de magnitude 6.8 na escala de Richter, inicialmente reportado como magnitude de 6.4, abalou na noite desta quinta-feira a Grécia e fez dois feridos ligeiros, segundo avança o Serviço Geológico dos Estados Unidos, citado pela agência Reuters.
O epicentro do terramoto situou-se no Mar Jónico, a cerca de 133 quilómetros a sudoeste de Patras, no Peloponeso, uma península no sul da Grécia, e foram sentidas várias réplicas. A localidade mais próxima do epicentro do terremoto é Lithakia, uma aldeia no sul da ilha de Zakynthos, com cerca de 1300 habitantes.
Segundo um porta-voz da Proteção Civil grega, de acordo com a Reuters, três pessoas foram transportadas para o hospital, sendo que duas das quais apresentavam ferimentos ligeiros.
A imprensa internacional avança ainda que um mosteiro do século XV ficou danificado e que houve um corte de energia elétrica em várias localidades.
O sismo aconteceu às 23h54 (hora de Lisboa) e foi seguido, cerca de 30 minutos depois, por uma réplica de 5,2. Houve alerta de tsunami, mas acabou por ser suspenso.
A localidade mais próxima do epicentro do terremoto é Lithakia, uma aldeia no sul da ilha de Zakynthos, com cerca de 1300 habitantes.
A 6.9 magnitude earthquake took place in Greece today. The epicenter of the quake was reported to be in the Iyon Sea, 250 km west to Athens.
Users shared footage on social media of the quake, that happened in a depth of 16.6 km. pic.twitter.com/p4VrGUXT9y
— EHA News (@eha_news) October 25, 2018
Anybody else in western Greece feel that massive earthquake about 20 minutes ago? This is video of our dining room chandelier stroll swinging 1-2 minutes *after* the earthquake ended! #earthquake #Patra #westernGreece #expatlife pic.twitter.com/4mDC2FUulO
— Aliz Koletas (@AlizKoletas) October 25, 2018