Temer afirma avanço em acordo com Mercosul e União Européia

Image: Exame

 

O presidente da República, Michel Temer, afirmou neste domingo (11), que aliança com Mercosul e União Européia está “bastante avançada”. A declaração foi dada durante sua participação na posse do novo presidente do Chile, Sebastián Piñera.

“Temos alguns pequenos pontos para ainda resolver, mas os chanceleres da União Europeia e do Mercosul vão se reunir muito proximamente. Eu acho que, depois de 19 anos, foi isso que eu e o Macri concordamos. Nós talvez fechemos, em definitivo, o acordo Mercosul e União Europeia”, disse o presidente.

Michel Temer comentou ainda que conversou com o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, sobre um possível acordo do bloco formado pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela com a Aliança do Pacífico, formada por Chile, Colômbia, México e Peru.

O aliança com os países busca o aumento no comércio entre os países, considerado baixo. Além disso, o acordo envolve a redução de tarifas de cooperação alfandegária, promoção de pequenas e médias empresas, redução de barreiras não tarifárias e facilitação no comércio de bens e serviços.

“Conversei até com o presidente do Peru [Pedro Pablo Kuczynski], muito rapidamente, mas com vistas a logo fazermos uma aliança do Mercosul com a Aliança do Pacífico”, disse.

Posse

O presidente reforçou em perfil no Twitter a participação na posse de Piñera. “Fiz questão de vir a Valparaíso cumprimentar [Sebastián Piñera] e desejar-lhe sucesso no seu novo mandato [no Governo do Chile]. Brasil e Chile têm uma relação comercial fortíssima e nós compartilhamos de uma visão de mundo parecida”, escreveu.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil é o principal destino dos investimentos chilenos no mundo, com estoque de US$ 31 bilhões, e seu primeiro parceiro comercial na América do Sul. O Chile, por sua vez, é o segundo parceiro comercial do Brasil na região, com intercâmbio comercial da ordem de US$ 8,5 bilhões, em 2017.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


4 × three =